quarta-feira, novembro 08, 2006

17 de Novembro, data limite para entregas de trabalhos para "I Concurso Fotográfico da Macaronésia Europeia"


"A Maneira Atlântica” é o título genérico de um concurso de fotografia com temas centrados na identidade social, cultural e geográfica dos arquipélagos ou ilhas (Açores, Madeira e Canárias) de onde os fotógrafos sejam naturais ou residentes, devendo os projectos concorrentes ser apresentados até 17 de Novembro de 2006, na Direcção Regional da Cultura dos Açores, no Centro de Fotografia Isla de Tenerife das Canárias, ou, na Madeira, na Direcção Regional dos Assuntos Culturais.

Este 1.º Concurso Fotográfico da Macaronésia Europeia - MEDIAT tem como objectivo proporcionar um fórum em que os arquipélagos dos Açores, Canárias e Madeira possam estabelecer um diálogo sobre este domínio da acção criativa e, através do conhecimento mútuo, possam aprofundar a compreensão de traços, comuns ou de diferenciação, na procura de uma hipotética “maneira atlântica” de entender a vida.

O júri do será constituído por membros do projecto MEDIAT II, que convocarão mais três membros entre profissionais reputados no campo da fotografia, e a decisão do júri será divulgada durante a segunda semana de Dezembro de 2006.

Com o objectivo de que se constituam no núcleo inicial de uma Colecção de Fotografia da Macaronésia Europeia, posteriormente alargada ao arquipélago de Cabo Verde, as obras vencedoras e os direitos sobre a sua reprodução e exibição ficarão propriedade do projecto MEDIAT II.

Em igualdade de circunstâncias, serão atribuídos três prémios, um por cada arquipélago, que consistirão num troféu e numa viagens de uma semana para duas pessoas, a realizar em 2007 durante as semanas inaugurais de exposições colectivas a ter lugar nos dois arquipélagos de onde não sejam representantes os autores premiados.

Esta iniciativa surge no âmbito do “MEDIAT - Memória Digital Atlântica”, projecto de cooperação inter-regional no domínio da fotografia concebido no âmbito do programa de iniciativa comunitária para a Macaronésia, INTERREG III-B. Está em curso uma nova fase daquele projecto, desenhado para o espaço Açores/Madeira/Canárias, tendo como parceiros o “Photographia - Museu Vicentes”, do Funchal, o “Centro de Fotografia Isla de Tenerife”, a Sociedade Científica El Museo Canário, de Las Palmas, e a Direcção Regional da Cultura dos Açores.

O projecto MEDIAT traduziu-se para a Região na oportunidade de iniciar um processo de organização sistemática dos acervos fotográficos públicos açorianos, bem como na abertura de uma janela de cooperação com coleccionadores privados detentores de espólios fotográficos com interesse público, sendo objectivos do projecto a preservação do património fotográfico dos três arquipélagos, bem como a promoção de formação, a realização de estudos sobre a História da fotografia atlântica, a edição de um Roteiro de acervos fotográficos, a criação de um portal da fotografia na Internet e a divulgação, através de exposições e publicações organizadas a partir dos espólios das entidades participantes do projecto.

A componente regional dos Açores do MEDIAT assumiu-se, na fase inicial do projecto, como o embrião de um Arquivo Regional de Fotografia.

Fonte:
GaCS/FA


Mais informações:

Sem comentários: